Aula de Como Aprender a Tocar Violão Passo a Passo

Aula de Como Aprender a Tocar Violão Passo a Passo

Se assim como centenas de pessoas, você também tem o desejo de aprender como tocar violão, lhe desejo os meus sinceros parabéns, pois tenho certeza de que você chegou ao lugar certo.

Aprender a tocar violão é ao mesmo tempo o sonho de muita gente bem como é possível para qualquer ser humano que esteja realmente disposto a pagar o preço.

Ou seja, de dedicar um tempo todos os dias para manter-se focado nos estudos deste instrumento fabuloso, com o qual você vai aprender a tocar as suas músicas favoritas.

Começando do começo

Penso que o primeiro passo que deve ser dado nesta jornada é conhecer as partes do violão e não se preocupe, pois com o tempo você vai conseguir memorizar tudo isso tranquilamente.

Conhecendo os nomes das partes do violão

Por hora vamos ver quais são as 3 principais partes mais importantes de se conhecer no momento.

Tarraxas: Essas serão bastante utilizadas, pois servem para apertar e afrouxar as cordas do seu violão. Elas são encontradas em outros instrumentos de cordas também, tais como: guitarra, contrabaixo, cavaquinho, etc.

Braço: Aqui está o terror de muitos músicos 😀 isto porque ele exige um certo cuidado no manuseio do seu violão, principalmente na hora de guardar. É sempre bom evitar coloca-lo torto, encostado em qualquer lugar. Outra dica também é não ficar mudando frequentemente a afinação deste instrumento.

O braço do violão é a parte mais fácil de identificar, pois é a mais longa, por onde passam as notas e onde são executadas as harmonias, timbres, acordes e todas as notas musicas.

Corpo: No corpo do violão é onde consta toda a propriedade responsável pela qualidade do som do violão. A forma como o corpo do seu violão foi construído é que vai determinar isso, claro que tem outras questões também envolvidas, mas vamos deixa-la para uma próxima conversa.

Por hoje basta apenas saber identifica-lo, o que é bem simples. Nele tem uma abertura em forma de círculo que fica bem embaixo das cordas. Vide imagem abaixo.

A forma correta de segurar o violão

Apesar de ser um fator muito importante, infelizmente muita gente que sabe como tocar violão não dá a mínima para este fato.

O aconselhável é que você se sente ereto com o corpo do violão apoiado em sua perna direita. Lembrando que isso vai variar para quem é destro e quem não é.

Outros também preferem tocar na posição de quem toca violão clássico, que mesmo não sendo canhoto apoia o violão na perna esquerda.

Apoie levemente o seu braço em cima da maior dobra do violão de moda que você movimenta-lo com facilidade.

Como posicionar a sua mão esquerda no braço do violão.

Posicione os dedos nas cordas correspondentes as notas do acorde que você deseja executar e mantenha o polegar posicionado em pé atrás do violão. É com ele que você vai conseguir apoio para tocar as notas de suas músicas.

Bom, este foi um artigo bem curto e simples apenas para te passar as primeiras direções de como aprender a tocar violão passo a passo.

Não pare por aqui, continue estudando e pratica que sai.

Abraços!