Como Tocar Sua Primeira Música no Violão

Saber tocar violão é tão excitante e empolgante que contagia todos ao seu redor além de fazer de você uma pessoa inesquecível. Todos certamente irão se lembrar de você quando em uma roda de amigos.

Caso você goste de paixão deste instrumento e quer aprender como tocar suas primeiras músicas, esperamos com este artigo te dar um start, embora sabemos que para realmente dominar o violão é algo que pode levar anos e até décadas de estudos diários.

É interessante aprender a tocar os acordes abertos e também a ler tablaturas, pois isso será de grande utilidade e vai capacita-lo a conseguir tocar as suas primeiras canções neste instrumento extraordinário.

Primeiro Passo é Afinar o Instrumento

Caso queira terceirizar esta etapa não tem problema algum. Visto que se você está mesmo começando do zero pode ser um pouco trabalhoso conseguir afinar seu violão de imediato.

Outra alternativa seria usar algum afinador, seja aqueles que vem em algumas pedaleiras ou então usando algum App. Hoje em dia tem aos montes, aqui recomendamos do Cifraclub.

A afinação padrão e mais utilizada inicia a sua contagem na corda mais fina até a mais grave. Nessa sequencia as notas musicais são: E B G D A E (MI SI SOL RE LA MI).

 

Como Segurar o Seu Violão

Existem mais de uma maneira de se fazer isso, ambas corretas. Então sinta-se a vontade para escolher a que melhor se adapte para você.

Já sentado em posição ereta, coloque o seu violão apoiado em sua perna dominante. Ou seja, se você não é canhoto, neste caso o instrumento vai ficar com o corpo do violão apoiado em cima da sua perna direita.

Já quem toca violão clássico costuma manter o violão apoiado em sua perna não dominante, ou seja, no caso de não canhotos, apoiado na perna esquerda.

Uma vantagem notável de se tocar segurando o violão clássico é o fato de que você ganha muito mais controle sobre o braço do violão. Para ficar ainda melhor seria interessante usar um apoio (pode ser encontrado em qualquer loja de instrumentos musicais) para apoiar o seu pé esquerdo.

 

Existe diferença entre acordes e notas isoladas?

A resposta é um sonoro SIM 😀

Vejamos: um acorde é construído quando você toca uma sequencia de notas ao mesmo tempo           e em cordas diferentes, produzindo um som unificado.

Agora as notas isoladas são frequentemente usadas na execução de um solo quando você toca uma nota por vez.

Como tocar acordes abertos.

Esses acordes são aqueles mais comuns quanto está aprendendo como tocar violão e são executados no topo do braço, próximo da mão do violão. Ali onde ficam as tarraxas.

Os acordes mais comuns neste processo são oito, a saber:

C –  Dó Maior

A – Lá Maior

G – Sol Maior

E – Mi Maior

D – Ré Maior

Am – Lá Menor

Em – Mi Menor

Dm – Ré Menor