Violão

Como Tocar Violão

O objetivo deste artigo é apresentar um método de como tocar violão do zero, voltado para iniciantes. Todos já sabemos que o violão é  um dos instrumentos mais magníficos que existem e que a grande maioria das pessoas sonham em aprender a tocar.

E fico feliz em saber que você decidiu aprender tocar violão a partir de hoje. Espero que este conteúdo seja útil para você.

Se preferir fazer um curso de violão online completo, na página inicial deste site preparei um artigo completo apresentando o Curso Fórmula Violão, do Professor Fábio de Amorim.

Dito isso, vamos começar a nossa jornada.

Passo 1 – Conhecendo o Violão

Quero deixar claro que não há necessidade de você memorizar todos os nomes e partes do violão para começar a tocar, porém, é importante você ter uma visão geral de todo o instrumento para facilitar o seu aprendizado e desenvolvimento nas aulas de violão.

Confira na imagem abaixo as partes mais importantes, como: mão, tarraxas, braço, casas, trastes, corpo, boca e cavalete.

como tocar violão conhecendo o instrumento

Passo 2 – Escolhendo o Violão Ideal Para Você

De forma geral, há somente 2 modelos de violão: para corda de nylon e para corda de aço. Para você que está começando aprender violão agora, o mais recomendado é o de nylon, isso se deve ao fato de ser macio e ajudar na execução dos acordes e notas. Além de não machucar os seus dedos e não ser preciso colocar muita força sobre as cordas.

Outra dica é você iniciar o seu aprendizado utilizando um violão de estudos que custa em média R$ 300,00 a R$ 500,00. A medida que você for evoluindo pode optar por outros modelos de acordo com o seu objetivo musical.

Passo 3 – Segurando o Violão Corretamente

O violão pode ser apoiado tanto na perna direita quanto esquerda. Normalmente o violão é apoiado na perna esquerda quando o violonista vai executar uma peça clássica, como é o caso do instrumentista Fábio Lima.

Porém, a maioria dos músicos prefere apoiar na perna direita, embora essa não seja a posição correta, de acordo com alguns músicos renomados.

Você pode experimentar qual dessas duas posições te deixa mais confortável para fazer as notas e acordes com mão esquerda ou com a direita (vai depender se você é canhoto ou não).

Passo 4 – Conhecendo o Número de Cada Dedo

Observem na imagem abaixo as numerações específicas da mão esquerda. Saber essa informação é crucial na hora de você formar os acordes no braço do violão.

numeração dos dedos como tocar violão

As numerações dos dedos vão de 1 a 4 e inicia pelo dedo indicador (1) até o dedo mindinho (4). Saiba que estes números são extremamente essenciais para compreender a formação do acordo no braço do instrumento.

Cada número indica o dedo responsável por apertar cada corda em cada casa. Mais adiante você vai compreender a formação dos acordes com a mão esquerda.

Passo 5 – Tocando Com a Mão Esquerda

Para quem é destro, vai usar a mão esquerda na hora de formar os acordes e tocar as notas no violão. Devemos compreender também que um acorde é diferente de uma nota musical, essa diferença se dá da seguinte forma.

Acorde (cara :D): é a junção de diversas notas que são tocadas simultaneamente.

Nota: é um som executado “sozinho”. Por exemplo, quando você pressiona somente uma corda em determinada casa no braço do violão, está tocando somente uma nota.

Como Tocar Violão acorde de do maior

Na imagem acima percebemos que os dedos da sua mão esquerda (para os destros) são representados através dos números que mencionai no passo 4.

Tais dedos iram se posicionar e apertar as respectivas cordas na casa mostrada na imagem acima. O número 1, por exemplo, fora do braço, significa a casa onde o acorde vai ser tocado. O número 1 quer dizer casa 1, o número 2, na casa 2 e assim por diante.

No exemplo acima, o acorde em questão é o DÓ MAIOR, cuja a primeira nota é tocada na primeira casa do braço do instrumento.

Quer ver na prática como isso é feito? Observe na imagem a seguir:

tocando o acorde de do maior

Você vai precisar colocar certa força nos dedos que estão apertando as cordas para fazer um som limpo. Nos primeiros momentos você pode sentir algum incomodo nos dedos, mas não desista. Isso passa a medida que você for treinando os acordes no violão.

A minha recomendação é você optar por fazer os acordes mais próximos dos trastes, pois isso exigirá menos força nos dedos.

A identificação das cordas do violão é feita da mais fina (mizinha ou aguda) até a mais grossa (mizona ou grave). Veja:

  • 1ª corda: MI (E) – mais fina
  • 2ª corda: SI (B)
  • 3ª corda: SOL (G)
  • 4ª corda: RÉ (D)
  • 5ª corda: LÁ (A)
  • 6ª corda: MI (E) – mais grosa
Passo 6 – Primeiros Acordes e Cifras Simples

Basicamente, saber como tocar violão é fazer os acordos com a mão esquerda no braço do violão, enquanto a mão direita fica responsável por fazer o ritmo. O ideal é começar aprendendo primeiro os acordes básicos e 1 rítmo (mão direita) e procurar uma cifra bem simples da sua música/banda preferida.

Isso você encontra rapidamente no Cifra Club. Veja abaixo alguns exemples de acordes simples. Segue o acorde de LÁ (A), DÓ (C) e SOL.

acorde de lá maior dó maior sol maior

Cada cifra dos acordes é representada por uma letra, observe a lista a seguir:

  • C = DÓ
  • D = DÉ
  • E = MI
  • F = FÁ
  • G = SOL
  • A = LÁ
  • B = SI

Na prática, quando você estiver tocando uma canção, será necessário alternar entre um acorde e outro com velocidade suficiente para não perder a performance da música.

Passo 7 – Tocando Com a Mão Direita

Como disse anteriormente, com a mão direita você vai fazer o ritmo da música e com a esquerda formar os acordes no braço do violão. A mão direita fará movimento para cima e para baixo, sendo representada pelas setas numa cifra, conforme imagem abaixo.

Existem vários ritmos (batidas) como: Pop, Sertanejo, Rock, Samba, Jazz, Funk, Viola Caipira, Blues e muito mais.

Você vai começar aprender a tocar violão praticando o seu ritmo favorito para o estudo não se tornar entediante.

setas batidas e ritmos
Passo 8 – Usar ou Não a Palheta

A palheta é algo bastante subjetivo e muitos preferem usar sempre que vai tocar violão, enquanto outros músicos, mesmo em violão de aço, preferem usar somente os dedos.

A minha opinião é a seguinte. Se você for tocar um ritmo mais agitado, penso que seja interessante usar a palheta para fazer as batidas e quando for executar algum dedilhado ou batida para cima e para baixo, pode usar apenas os dedos.

A maneira adequada de segurar a palheta e de um jeito que ela fique paralela ao seu dedo indicador e aperte o seu dedão sobre ela para deixa-la bem firme.

Veja imagem abaixo.

como segurar a palheta

Se você quiser saber mais sobre o curso fórmula violão, clique no botão Início lá em cima (lado direito se estiver no desktop).

Bom Som pra você\m/

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.