Violão

Diferença Entre Violão de Nylon e Violão de Aço

É comum os iniciantes do violão, a dúvida sobre as reais diferenças entre o violão de aço e violão de nylon. Normalmente quando você está aprendendo a tocar violão, ficar na dúvida sobre qual desses comprar para iniciar os estudos.

O objetivo aqui é clarear este assunto na sua cabeça e te apresentar o que diferencia esses dois instrumentos.

Algo bastante recorrente é o iniciante adquirir um violão de aço, e devido as marcas deixadas nos dedos quando você esta começando, opta por colocar cordas de nylon nesse violão (elas são mais macias) que é próprio para cordas de aço.

Diferença Entre Violão de Nylon e Violão de Aço

Ou vice versa, a pessoa substitui as cordas de nylon pelas de aço devido ao som produzido por essa última ser mais alto. Essas ações podem causar danos irreversíveis ao seu instrumento musical.

Dado a introdução, vamos ver de forma individual as características desses dois violões, a fim de facilitar o entendimento.

Violão Específico Para Corda de Nylon

Quando você está aprendendo como tocar violão, a minha recomendação pessoal é que você opte por aprender num violão de nylon. A principal razão é fato de essas cordas serem macias e certamente vai facilitar o seu aprendizado quando for fazer os seus primeiros acordes no braço do violão.

As cordas de aço tendem a machucar os seus dedos no início e tornar menos prazeroso o aprendizado. A melhor opção é você “sentar o dedo” nas cordas de aço somente quando eles já estiverem calejados :D!

violão de nylon

Se você quiser identificar rapidamente se um violão é direcionado para corda de nylon ou aço, apenas foque nas tarraxas são  grossas e de plástico. Se sim, esse violão é de Nylon.

Você já deve ter imaginado o que acontece se você colocar cordas de aço nesse violão com tarraxas plásticas. Além de o aço corroer as tarraxas, pode empenar o seu instrumento devido a tensão gerada pelas cordas e pode até mesmo soltar o cavalete.

Porém o violão de nylon não se restringe apenas ao público iniciante. Não! Com ele você pode tocar dos os estilos musicais, embora existam estilos específicos para serem tocados neste violão.

A sonoridade das suas cordas torna o som dos dedilhados bastante agradáveis aos ouvidos. Agora sabemos por que a música Erudita, MPB, Choro e Bossa Nova são executadas preferencialmente em violões de Nylon.

Lembrando que isto não é uma regra, apenas constatação.

Violão Específico Para Corda de Aço

O violão de aço é indicado para aqueles que desejam tocar com uma pegada mais forte usando uma palheta, sendo muito utilizado para estilos como: Rock, Sertanejo, Moda de Viola, Pop, Soul e Funk.

Vários músicos fazem o dedilhado usando os próprios dedos, porém o mais eficiente é usando a palheta para explorar todo o potencial das cordas de aço. Novamente, isso não é uma regra, pois tudo vai depender do gosto do músico e seus objetivos tocando determinada canção.

violão de aço

Outro grande diferencial é em relação às tarraxas. Lembra-se de como são as tarraxas do violão de nylon?

Então, aqui as tarraxas são completamente de aço para aguentar a tensão imposta pelas cordas de aço e não serem  corroídas.

Definitivamente não é uma boa prática colocar cordas de nylon nelas, pois não vai segurar a afinação porque a corda de nylon vai sempre deslizar nas tarraxas de aço quando você girar para afinar.

Outra diferença é quanto a espessura entre as duas tarraxas. No violão de nylon elas são mais grossas que no violão de aço, logo, se você quiser troca-las, isso não será possível devido a largura do buraco de encaixa de ambas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.