Consonâncias e Dissonâncias
Antes de começarmos a falar sobre tétrades e pêntades, precisamos entender algo muito importante, que são as consonâncias e dissonâncias.
Em cada escala diatônica encontramos sete notas, incluindo a repetição da primeira. Dentre esse conjunto de notas, percebemos que algumas soam mais de forma mais harmoniosa entre si.
Nos bastidores dessa percepção particular, há fórmulas físicas que comprovam a presença de uma frequência harmônica em algumas notas que as diferem das demais.
Em outras sentimos que passam a sensação de instabilidade ao nosso ouvido, certa tensão.
Como o nome sugere, o termo consonância faz referência às notas que se “casam” harmoniosamente entre si, sem provocar uma sensação desconexa ou desafinada.
Dissonância é o termo usamos pra nos referirmos aos intervalos que não se interagem entre si de forma completamente harmoniosa.
Claro que isso não é uma regra, pois há pessoas que agradam, e com razão, do som gerado pelas notas dissonantes, os quais podem perfeitamente embelezar uma música.
Os graus III, IV, V e VI, de maneira informal, são descritos como consonantes numa escala, ao passo que os graus II, IV Aumentado, V Diminuto e VII são percebidos como dissonantes.
Ou seja, seguindo o que foi dito acima, se no acorde de Dó Maior, nós usarmos as notas Ré, Fá#, Sol bemol, ou Si, estaremos diante de uma acorde dissonante.
Ainda mais, se você usar num acorde determinada nota de sua escala, entretanto alterada (#, b, etc.) está produzindo também uma dissonância.
A título de exemplo:
Supomos que no acorde de Dó (seja maior ou menor), resolvemos incluir o LA#, ou REb, tal nota será uma dissonância, portanto o acorde também será dissonante.
Essa foi apenas uma pincelada, uma visão geral sobre um assunto que é bem complexo e profundo.
Sem a música a vida seria um erro, já dizia Friedrich Nietzsche. Não sou músico profissional. nas horas vagas gosto de brincar com meu violão/guitarra e evoluindo no meu próprio ritmo. E você, procurando um violão novo? Conheça as melhores marcas.
Seja o primeiro a comentar!