5 Modelos de Cordas Para Violão

5 Modelos de Cordas Para Violão

Neste artigo vamos ver 5 marcas de cordas para violão de fabricantes já consagrados no mercado.

Claro que existem muitas outras além das listadas aqui e todas elas com suas peculiaridades.

Pode ser difícil escolher as cordas de violão certa, especialmente se você está apenas começando. 

Há muitas coisas a considerar e muitos modelos de cordas para escolher. E nesse post quero te apresentar 5 marcas que considero de extrema qualidade.

As Melhores Cordas de Violão Acústico

Se você tem dificuldade para escolher o conjunto de cordas certo para o seu instrumento acústico, confira os meus favoritos. Neste outro artigo aqui você pode conferir como trocar as cordas do violão.

1. Elixir 80/20 Nanoweb Bronze

corda para violão elixir - tocando com estilo

As cordas de bronze 80/20 Nanoweb extra-leve da Elixir são feitas da mais popular liga de bronze (80% cobre, 20% zinco) e revestidas com a famosa Nanoweb da Elixir.

As cordas de Bronze 80/20 Nanoweb são de calibre .010 “extra leve”. A corda E baixa é o padrão da indústria .047. A Elixir também oferece outras bitolas e configurações de cordas Nanoweb 80/20 Bronze.

Como todas as cordas de bronze, estas oferecem um tom brilhante e sonoro, excelente para músicos que procuram um som arrojado e com muita presença.

2. D’Addario XTABR1047

d'addario corda para violão - tocando com estilo

A XTABR1047 significa cordas extra leves, algo pelo qual a D’Addario é conhecida. 

O calibre destas cordas é de 10-47. Eu gosto deles tanto em guitarras acústicas quanto em elétricas quando tocam rápido e os solos são importantes.

As cordas XT têm uma longevidade impressionante, especialmente considerando que elas não têm revestimento. Você pode apreciar o tom natural que sai do fio de aço de alto carbono, bem como a retenção da afinação.

Eu sugiro estas cordas se você usar muita flexão e vibrato. Elas podem não ser a melhor escolha se você quiser volume extra, mas para peças complexas, elas criam uma ressonância harmônica muito interessante com cada nota claramente definida. 

A fixação também não é ruim para fios de luz extras.

Embora as cordas sejam muito duráveis, vale ressaltar que as cordas de bronze 80/20 ainda são conhecidas por sua resistência limitada à corrosão.

3. D’Addario EJ26-3D 11-52

D’Addario EJ26-3D 11-52 cordas para  violão - tocando com estilo

Quer você compre um violão acústico ou elétrico, ele provavelmente será enviado com um conjunto de cordas D’Addario. Isso diz muito sobre o destaque e a posição da marca no mercado. 

No entanto, aqui estão minhas cordas favoritas de D’Addario – o EJ26-3D 11-52.

As cordas EJ26-3D 11-52 são uma das melhores cordas de guitarra acústica para iniciantes, pois oferecem um grande equilíbrio entre capacidade de tocar e força. 

São calibre .011, com o fio E baixo a .052. A D’Addario oferece o EJ26-3D em outras variantes de 6 e 12 cordas.

Estas cordas são feitas de uma liga de bronze fosforoso e oferecem um tom ligeiramente mais escuro que as suas contrapartes de bronze, pousando no meio do espectro quente-escuro. 

Isso faz deles camaleões musicais, dando-lhes uma versatilidade inigualável.

4. Martin M170 80/20

Martin M170 80 20 corda de violão - tocando com estilo

A C.F. Martin & Co é um dos principais fabricantes mundiais de violões acústicos, com quase 200 anos de tradição (estabelecida em 1833). As cordas para violão M170 80/20 são as minhas cordas preferidas da Martin.

O medidor de luz extra (.010 a .047) é ótimo para iniciantes e para músicos que preferem o estilo dos dedos. 

São feitos com a liga 80/20 cobre/zinco da Martin e oferecem um tom brilhante, espaçoso e com clareza pronunciada. No lado negativo, eles são mais propensos à oxidação do que os cordões de latão e aço. Martin também oferece a M170 em outras bitolas e configurações.

Estas cordas são melhor utilizadas em violões acústicos de pequeno e médio porte, pois colocam muito menos tensão no pescoço que seus irmãos .012 ou .013. 

5. Gibson SAG-BRS10

Gibson SAG-BRS10 corda para violão - tocando com estilo

As cordas Gibson SAG-BRS10 vêm em bitolas ultra-luz, leve e média. São cordas de latão com revestimento de fósforo, o que proporciona um calor considerável ao tom.

Se você está procurando algo que também ofereça um ataque mais rápido, mais sustentado e um estilo de jogo bastante suave, as cordas SAG-BRS10 são um ajuste perfeito. 

Eu recomendo qualquer um dos dois, dependendo com o que você está jogando e com o que você está mais confortável.

Pessoalmente eu prefiro a ultraleve, e deve funcionar bem para iniciantes e a maioria dos gêneros, a menos que você esteja procurando por um alto sustento. 

Também não faz mal que as cordas do SAG-BRS10 sejam muito acessíveis, considerando sua qualidade geral.

  • Tons quentes
  • Brilhante ataque
  • Revestimento de qualidade superior
  • Design autêntico Gibson

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.