Como Trocar as Cordas do Violão
Este artigo é dedicado a você que deseja aprender como trocar as cordas do seu violão de um jeito rápido, fácil e seguro.
Sugiro que você preste bastante atenção no passo a passo para evitar problemas futuros com a afinação, durabilidade das cordas, etc. por defeito causado durante a troca das cordas.
1º – Retire as Cordas das Tarraxas do Violão

Caso você não saiba, as tarraxas são essas peças fixas na mão do violão, as quais você pode girar no sentido horário e anti-horário. Para tirar as cordas, você deve girar as tarraxas e retirar as cordas que você vai substituir.
Observe a forma como estas cordas estão presas nas tarraxas e procure colocar as novas do mesmo jeito e a melhor maneira de fazer isso é ir trocando uma a uma ao invés de retirar todas de vez.
2º – Solte as Cordas do Cavalete
Aqui você precisa ter um pouco mais de cuidado ao retirar as cordas, pois a forma como você vai retira-las vai depender do modelo do cavalete do seu violão. Sendo de pino, o ideal é você utilizar um alicate para puxar o pino. Em seguida você puxa a corda que já estará solta na parte inferior do pino.
Novamente, observe a forma como a corda está posta para inserir a nova da mesma maneira.
Para cavaletes cujas cordas são amarradas, apenas desate o nó e puxe elas.
Alguns modelos de cordas para violão possuem uma bolinha na ponta, que fica atrás do cavalete. Essas são até melhores do que aquelas em que você precisa amarrar.
Agora que você já retirou as cordas velhas, é hora de inserirmos as novas.

3º – Fixe as Cordas no Rastilho
Opte pelas cordas com bolinas na ponta, pois essas são mais práticas na hora de efetuar as trocas.
Caso você tenha apenas aquelas que exigem o nó, apenas certifique de fazer um nó caprichado, que não vá soltar com facilidade enquanto você está tocando a suas músicas preferidas.
Outro detalhe importante para cordas que precisam de nó é o tamanho que você vai usar para tanto, pois se for muito grande corre o risco de sua corda não ficar com tamanho suficiente para chegar até as tarraxas.

4º – Enrolando as Cordas nas Tarraxas
Apesar de ser a etapa mais fácil é o passo em que muitos acabam cometendo pequenos erros. A primeira coisa que exige atenção, é o fato de você precisar colocar cada corda na sua tarraxa correspondente, em seguida vá enrolando uma de cada vez girando a tarraxa no sentido anti-horário.
Portanto, é crucial você observar como as cordas estão antes de fazer a substituição pelas cordas novas.
Bom, como você pode perceber, não há nenhum segredo na hora de trocar as cordas do seu violão.
É normal quando você colocar cordas novas, o seu instrumento comece a desafinar mais rapidamente, isso ocorre porque as cordas ainda estão “acostumando” com a tensão exigia na hora que você fina.

Seja o primeiro a comentar!