Como Afinar o Seu Violão?

Como Afinar o Seu Violão?

Se você já toca violão ou está tendo as suas primeiras aulas agora, é importante saber como afinar o seu instrumento. 

O violão pode facilmente ficar desafinado por causa da mudanças de temperatura, ambiente e reprodução regular, e quando isso ocorre, você vai perceber que suas músicas parecem estar fora do tom.

As cordas do violão não permanecem afinadas na mesma velocidade; portanto, é crucial saber como cada corda deve soar conforme você aprende os acordes da guitarra ou qualquer outro instrumento de corda. .

Noções Básicas Sobre Afinação de Violão

Afinar um violão significa ajustar as 6 cordas no instrumento. A afinação padrão do violão, iniciando na corda mais grossa e com o tom mais baixo (a 6ª) na parte superior do braço, é: 

  • E = MI (grave)
  • A = LÁ
  • D = RÉ
  • G = SOL
  • B =SI
  • E MI (aguda)

A corda E alta – a corda mais fina e mais aguda do mundo. a parte inferior do braço – é conhecida como a primeira corda e todas as demais seguem o mesmo caminho.

Afinador Elétrico

Essa é uma das formas mais simples de afinar um violão. Em vez de utilizar as cordas para achar os tons corretos para outras cordas, um afinador elétrico lê e interpreta as ondas sonoras que capta no violão e apresenta em notas o que lê

Você só precisa ligar o afinador e tocar a corda. Ele vai dizer se a seu violão está afinado no tom correto em poucos segundos.

No mercado você encontra afinadores de violão excepcionais que garantem que seu instrumento esteja sempre no tom certo. 

Alguns combinam convenientemente um capotraste e um sintonizador e são bastante populares entre os músicos e você pode encontrá-lo pesquisando na internet.

Como Afinar o Violão de Ouvido

Para afinar um violão de ouvido, inicialmente afine a 6ª corda para E baixo. Se você já conhece esse tom, sintonize. 

Você pode a encontrar na internet amostras de um baixo E. Se estiver tocando com os amigos, você pode querer que um deles ajuste o tom para que o restante da melodia corresponda à melodia do outro músico..

Aperte a corda E (grave) afinada com a mão direita ao passo que mantém a corda pressionada com a mão esquerda na 5ª casa (a partir do cabeçote, conte 5 trastes em direção ao corpo.) 

O tom que soa, enquanto você está segurando a corda na 5ª casa, será um A.

Pegue a corda aberta abaixo dela (“aberto”, significa pressionar a corda sem pressionar nenhuma corda com a mão esquerda) e gire a segunda tarraxa de afinação até que a corda A (LA)  produza o mesmo tom da sua corda E (grave) quando tocada na 5ª casa.

Na sequência, você tocará a corda A no 5º traste para achar o tom correto para a corda D, a corda D na 5ª casa para achar a corda G, porém, quando estiver pronto para afinar sua corda B, você vai tocar a corda G na quarta casa, em vez da quinta. Entendeu?

Para afinar a última corda E (aguda), você voltará para a 5ª casa, onde tocará a corda B para achar o seu tom E alto. 

Ok? É bem simples quando você pratica isso algumas vezes. 

O lado negativo de afinar sua guitarra/violão  dessa forma é que você pode não estar no “padrão 440”. Afinar a A 440hz garante que você esteja em sintonia com outras guitarras em todo o mundo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.